quinta-feira, 11 de novembro de 2010

"REI" ARTUR

Este é daqueles jogadores que o nosso pai tanto gostava. Apelidava-o de "Rei" Artur, sempre que fazia um relato do Beira-Mar.

Neste jogo frente ao Braga ele esteve em grande destaque ao fazer 3 assistências, que valeram 3 golos.

É produto das escolas do Beira-Mar, e para nós beiramarenses, nos enche a alma de orgulho.

1 comentário:

  1. Já agora Miguel, se me dás licença, conto uma passagem com o grande Tózé Bartolomeu.

    Após o final do jogo disputado em Barcelos, diante do Gil Vicente, que o Beira-Mar, se a memória não me falha, empatou 1-1, estava eu na sala de imprensa para ouvir os dois treinadores. Eu e o resto dos elementos afectos à imprensa.

    Chega Leonardo Jardim e... do Tózé nada! Fiquei admirado e, confesso, algo atrapalhado. É que eu e o Tózé tinhamos uma cumplicidade curiosa. Isto é, como eu tinha que escrever e ele falar em directo, via telemóvel, para a Terranova era ele, o Tózé, que conduzia a conferência de imprensa. Sobretudo nos encontros fora de Aveiro. Um jogo de equipa perfeito, em que nem era preciso dizermos nada para que funcionasse.

    Acontece que, tal como estava a contar, nesse preciso momento não via o Tózé. Não tenho mais nada. Peço que aguardem um pouco e fui à sala ao lado. Quem é que lá estava? O Tózé Bartolomeu em confraternização, vê tu bem, com o "Rei" Artur. "Então Tózé, a malta à sua espera e o meu amigo aqui na conversa?", disse-lhe com um sorriso matreiro. O que eu não estava à espera foi da resposta dele. Atenta bem: "eh pá, sabes uma coisa? O Artur soube que ia ser operado e veio oferecer-me a camisola dele. Foi porreiro, não for?" Miguel, palavra de honra, fiquei com um tremendo nó na garganta. A atitude do "Rei" foi dignade de um rapaz humilde, amigo, reconhecido e de uma grandeza sem limite. Por este pequeno exemplo se pode ver o quanto o grande Tózé era bem estimado naquele e, certamente, noutros grupos de trabalho.

    Passados uns dias, visitei o Tózé no hospital de Coimbra. Depois de ele ter sido operado e na semana seguinte ao jogo diante do Carregado, da última jornada que nos deu o título. Entre outras coisas, confidenciou-me que tinha ouvido o relato com... a camisola do "Rei" agarrada a si. Não será preciso dizer-te, meu amigo Miguel, que perante isto fiquei novamente comovido. O "Rei" Artur do Tózé Bartolomeu também será o meu "Rei". Há episódios, como este, que nos perdurarão toda a vida.

    Miguel, aceita um abraço meu!

    Sérgio Loureiro

    ResponderEliminar